terça-feira, 17 de março de 2009

Muro de Berlim muda de endereço

No final de 2006 incomodados com alegados roubos, moradores da Vila Noal, em Santa Maria, decidiram, à revelia do poder publico, que ficou omisso, construir um muro de concreto separando-os da vizinha Vila Natal.
Através da associação de bairro moradores da Vila Noal convidaram os demais vizinhos a colaborar para a arrecadação de R$ 1000,00 para a construção do muro.
O muro localiza-se na “divisa” entre as duas, segregando o novo gueto (Vila Natal) das residências mais ricas além daquele muro.
Com a idéia de dificultar rotas de fuga dos moradores da vila ao lado, de modo mais cotidiano o muro dificulta mesmo é o acesso dos moradores da Natal a equipamentos públicos localizados do outro lado do muro, tais como o Posto de Saúde Bom Samaritano e a creche.
.
Entendo a construção do muro como a materialização de um conflito num país desigual como o Brasil, que ficou evidente naquela área em que residências médias estavam justo ao lado de residências muito pobres.
Seja por ânsia de proteção, assaltos, roubos, preconceito de ambos os lados ou por questões “estéticas” (já que o muros costumam esconder o que há do outro lado), é uma pena perceber que aquele muro não foi feito apenas de concreto, nem foi feito em apenas uma semana cortando nossas cidades e as nossas vidas.
E se o tal muro e seus transtornos/benefícios qualquer um pode ver e comprovar, algo que talvez seja invisível é o estigma que isso obviamente causa nas pessoas.
Ainda que algumas vezes precisemos de muros ou cercas para configurar o espaço urbano, o problema é o uso que se faz deles.

Na época, quando uma amiga da Vila Noal me contou o acontecido descontente com a idéia dos vizinhos, enviei um e-mail (quase todo transcrito aqui) para meus colegas apenas comunicando o fato. Como o muro foi realmente erguido e ainda ta lá, não tem porquê não falar de novo.
Bueno... pelo menos ainda não botaram aqueles cacos de vidro em cima!
fotos do autor do blog

Nenhum comentário: