sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Budismo e a Putaria
.
"nunca mais eu ouço você/ nunca mais eu caio do beliche
deixar tudo pra ser/ um hippie, um punk, um rajinish"
Replicantes

A velha doutrina budista prega que o único modo de alcançar a felicidade é desapego pelas coisas mundanas. Isso inclui quase tudo!
Consta que Buda ou o príncipe Sidharta Gautama, na juventude foi um grande apegado às “paixões mundanas” em suas próprias palavras! ...ou como essa palavras nos chegaram em português após uns 25 séculos. Nas palavras do povo: “gostava duma sacanagem!”.
Obteve a Iluminação e percebeu que a resposta que procurava era justamente abster-se dos “prazeres” da carne (leia-se churrasco, mas também luxúria). Apartir disso concebeu as 4 Verdades do Budismo: algo como afastar-se dos 7 Pecados do Cristianismo. E assim viveu feliz para sempre...

Parênteses:
(Aliás, todo o panteão de semi-deuses cristãos conta com incontáveis (sic) devassos e facínoras: São Paulo, Santo Expedito, Rei Salomão, Maria madalena, Lot (o sodomita de nascimento e incestuoso considerado pai da nação israelita) e aquele assassino crucificado ao lado de Jesus. Viram? Ninguém estuda em colégio de freiras sem aprender sobre o Livro Sagrado!
Só não incluo nessa categoria semi-divina as figuras centrais dessas religiões: Buda e JC. Segundo as respectivas lendas JC era o próprio filho do hômi, enquanto Buda era o próprio hômi em carne e osso...e gordura! conforme fôra representado no Extremo Oriente. (o pretérito-mais-que-perfeito também aprendi com as freiras – gente finíssima!))


No séc. XX no Berço do Budismo – também conhecido como Índia – surgiu um maluco autodenominado Osho (ou Rajinish).
Em sua vasta obra sorvida da filosofia de Buda, Osho também defendia o desapego às paixões mundanas.
Essa foi a senha para a putaria generalizada!
Pois em seu discurso “desapego” não significava desapego daquilo que realmente se pode pegar, como as partes do corpo dos semelhantes. E Osho parecia falar por experiência própria. É óbvio que fez sucesso no Ocidente.

Com essas idéias na cabeça – e não no coração – teve gente que aproveitou pra fazer exatamente o contrário do que pregava a velha doutrina oriental. E apegaram-se aos desejos mundanos com todas as forças! Mas com uma bela desculpa de elevação espiritual. Sendo que era exatamente aí nesses desejos que Buda identificava a causa do sofrimento humano.

Já que você se interessou, pode adquirir os livros de Osho em qualquer sebo. São centenas. Todas as capas estampam sua cara com um sorriso enigmático (mas depois de ler o livro será fácil saber o porquê).
Se você concorda com o autor do blog e acha que a pegação e a luxúria não são fonte da felicidade, ainda assim pode encontrar ensinamentos interessantes na sua obra! (Até na Bíblia se pode!)
Não sou contra a putaria e acredito que muitas pessoas encontram sua felicidade através dela. Quero apenas evidenciar a contradição fundamental da doutrina Rajinish.

Além de ter inspirado muita gente a... você sabe, Osho também iluminou a mente de muitos cartunistas. E assim surgiram Mr. Natural, de Robert Crumb; Ralah Rikota, do Angeli; e Mestre Zen Noção, do Marcel. Esses você pode adquirir nas melhores revistarias ou com o próprio Marcel.
.

Nenhum comentário: