domingo, 23 de junho de 2013

Movimento Passe Livre - Democracia dentro da Democracia

Acho que a última conquista do povo brasileiro foi o direito de protestar sem ser taxado de baderneiro. Ser visto por seus compatriotas como alguém que luta por direitos em vez de baderneiro. É a democracia dentro da Democracia. É o melhor fruto das Diretas já!
E não foi fácil! Os participantes do Passe Livre tiveram que vencer a imprensa reacionária-sensacionalista, os governos estadual e municipal de São Paulo pra poder fazer a Engrenagem do mundo sair da inércia outra vez.
Esses valorosos cidadãos tiveram que lutar pelo direito de protestar onde for necessário em não onde convém ao governo conservador. Não foi fácil enfrentar a polícia com o próprio corpo pacificamente. Uma Via Sacra pelas ruas dessa Babilônia paulistana em 2013.
A data decisiva foi a quinta-feira, 13 de junho (posso estar enganado, mas o que aconteceu é o é o que importa:), quando mesmo após repressão brutal do dia anterior (do tipo que sempre projetou sua sombra sobre o povo brasileiro como um pelourinho constantemente ameaçador), o Movimento tomou de novo as ruas com ainda mais determinação e consciência de seus objetivos tão nobres e honestos.
Necessário dizer que nunca houve despreparo da Polícia para usar a violência. É a evidente e antiga estratégia de Estado. Tiros de bala de borracha à queima-roupa, à vontade. O objetivo é calar a boca! Qualquer um pensa duas vezes em ir pra rua quando sabe que o esperam armas de fogo sejam quais forem e cacetetes. E que fique claro de uma vez por todas que “armas não letais” são a mais pura brutalidade.
Acredito que as portas de abriram e a partir de agora outras conquistas virão, e seus caminhos serão visto com a real e merecida legitimidade. Creio que se conquistou o Direito de reivindicar direitos. Até a semana passada isso era baderna!

Nenhum comentário: