sexta-feira, 28 de agosto de 2009

fotos, fitas...

As lembranças estão lá! Junto com as emoções!
Mas não sempre na hora que a gente quer.
Fotos, fitas, anotações, cheiros, sabores. Isso tudo ajuda a encontrá-las na memória e no coração. São artifícios importantes e que nos ajudam a contar aos outros algumas lembranças e emoções que queremos compartilhar. Tipo chaves de um baú.

Mas podem ser armadilhas. Com o tempo a gente nem sabe se lembra das coisas, do rosto ou lembra é apenas das fotos.

Quanto mais exaustivamente os momentos estiverem “fixados”, menos espaço há pra lembrança original, aquela que nos tocou e despertou a sensação.

Sobre fotos e fitas, sempre preferi fotos. Fotos transmitem muito melhor os momentos, me parecem muito mais vivas. Podem ser vistas muito mais vezes. Apesar do senso comum as fitas são muito mais congeladas do que fotos. Como mídias limitadas, além de não substituírem nem de longe a experiência, fitas incluem tudo aquilo que não interessa, dificulta que se perceba a essência do momento.

Quem sabe o baú não fica melhor meio revirado mesmo em vez de arrumado e dependendo de chaves que podem sempre se perder?
Ou pior: aprisionar as lembranças.

Um comentário:

Carla Arend disse...

eu concordo

:}

desde que parei de fotografar os momentos, me preocupo mais em aproveitá-los. ninguém se preocupa se na lembrança o olho vai ficar vermelho ou fechado. na lembrança a maquiagem nunca vai ficar borrada, o copo nunca vai estar vazio, a pança nunca vai ficar em primeiro plano.