quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

conjunção astral

foto do autor do blog

Tu acreditas em Astronomia? E horóscopo?
Eu, astronomia. Em noites de Lua Nova é possível ver com bastante clareza mesmo entre as luzes da cidade as constelações e as estrelas mapeadas pelos antigos povos do Oriente Médio.

A Superinteressante publicava todos os meses o mapa do céu bem como a localização dos planetas naquele mês. Depois o mapa foi sendo simplificado e hoje já nem sei se ainda o publicam. Atualmente a ZH publica às segundas-feiras um mapa do céu bem pobrinho, que mal se parece com o céu noturno, no caderno de tecnologia. Já o horóscopo é publicado todos os dias em todos os jornais.

Para quem crê em astrologia e acha mais interessante pensar em “Marte em Capricórnio” como algo que pode te trazer um lance sorte do que num planeta fascinante e numa constelação a distâncias inimagináveis mas ao alcance dos olhos sem falar em tudo o que há de invisível em cada fresta do firmamento, lembrando do quase nada que somos diante do fundão celeste e começar a viajar... então tu ainda podes avistar o teu signo e dos teus amigos no céu. Está lá! É de graça! Olha pra cima à noite. O meu é um “Y” que resolveram chamar de Caranguejo ou Câncer. E tu ainda corres o risco de ver estrelas cadentes e ser atingido em cheio na alma!

Estamos em dezembro: é possível enxergar os signos de quem nasceu no inverno – justamente porque agora o Sol está em Capricórnio e ofusca todos os signos do verão – mas conforme o ano passa vai sendo possível ver os demais.
Além do Zodíaco também existem outras constelações lá em cima: o Centauro com o Cruzeiro sob a pança, as “pequeninhas” Plêiades, Ursa Maior, Órion com suas Três Marias e se tu quiseres também podes inventar as tuas: Chapeuzinho, Dançarina, ET, Batman...
.
Pra melhor identificar e apreciar as estrelas, as constelações e o céu que está a vida inteira sobre as nossas cabeças para nosso deleite, uma dica é visitar o Planetário de Santa Maria no campus da UFSM. Além de curtir a sessão de astronomia pra iniciantes, dá pra curtir o visual espaçoso do campus e a arquitetura diferenciada do prédio do Planetário.
.

mapinhas básicos
.
Diz a lenda que o Planetário da UFSM foi construído apartir de um croqui do centenário e fodão arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto final foi realizado por um escritório carioca cujo nome não me lembro agora.
De fato tudo naquele prédio tem bem a cara do Niemeyer. Ainda que nos anos 60, seu repertório mais usual já poderia ser identificado e dominado por outros arquitetos, bem como os demais aspectos do modernismo brasileiro.

Começando pela esplanada seca a volta do prédio, que é um espaço recorrente em suas abras de caráter público, como na Praça dos Três Poderes e Memorial da América Latina.

A forma mais marcante do Planetário, na qual mais parece haver o traço de Oscar é certamente a cúpula de concreto. Para não me deixar mentir (sozinho) estão por aí a cúpula do nosso Senado, da Oca do Ibirapuera em São Paulo, da sede do PC Francês e mais recentemente a cúpula do novíssimo Museu Nacional localizado no Eixo Monumental de Brasília. O arquiteto que a projetou para a UFSM foi muito feliz no uso dessa forma por tratar-se de um planetário, evidenciando o caráter do edifício, além da forma conter uma grande carga de significados e relações com o tema.
Por falar em carga, a concepção estrutural e distribuição das cargas através da estrutura feita da cúpula propriamente e de suas arcadas é perfeita, obtendo o melhor desempenho em cada ponto da cobertura. Assim como em algumas obras de Oscar “a estrutura já é a obra”.

As paredes laterais do Planetário também parecem ter origem nos rabiscos do famoso arquiteto, pois têm a forma do “cilindrinho” de pouca altura característico das obras dele, porém coberto pela cúpula.

Marcando a entrada do Planetário há uma marquise inclinada como é típico na obra do arquiteto carioca. Faltam os pilares em “V” para sustentá-la, mas como é uma obra de porte pequeno, creio que neste caso os ditos pilares estariam sobrando. Em seu lugar sustentam a marquise duas esbeltas colunas. Aí suponho que seria mais de acordo com sua obra a marquise estar “em balanço”, ou seja, sem nenhum apoio nas pontas.
.
Se pintarmos o prédio de branco e o convidarmos pra uma sessão no Planetário? Vai que o cara resolve assinar a obra!?
.





Planetário de Santa Maria - fotos do autor do blog
.
Sessões: quase de graça todos os domingões às 15:00h. De segunda a sexta com agendamento pra no mínimo 30 pessoas pelo número 0xx55 – 3220 82 26. Este é o link:
http://www.ufsm.br/planeta/indexx.htm
Pergunta antes o tema da sessão e foge das sessões infantis.

domingo, 23 de dezembro de 2007

continuação...

Dois ou três dias depois da postagem abaixo aconteceu mais um assassinato de norte-americanos por outro covarde assassino suicida. A motivação foi a mesma e óbvia de sempre:
Não é preciso ser nenhum Dr. Freud pra ver que esses merdas só querem aparecer.
Para acabar com isso ou reduzir a quase nada a ação desses assassinos (pra mim não tem ofensa pior: assassino) é fácil.
Basta deixar de mostrar o nome, a cara ou os recadinhos desses desgraçados em tudo que é jornal!
Sei que deixarem de vender e fabricar armas é uma utopia a longo prazo... talvez uns 1000 anos.
Esse último assassino disse na cara dura: “agora vou ser famoso” antes de se matar. Não se depender de mim. Mas se estão tão ávidos pra ouvir seus assassinos, este aí não poderia ser mais claro! Parem de dar fama a eles!
Mas parece que aquela gente louca dos Estêites prefere continuar tendo os filhos assassinados a perder o espetáculo do noticiário que não informa!

Tenho coisas muito melhores ou mais importantes pra falar, é verdade. Mas isso me incomoda tanto porque depende de uma decisão muito simples.É uma atitude simplíssima.

Por isso também me irrita tanto a violência do governo do Bush. Destroçar milhares de vidas depende de pequenas decisões da oligarquia do petróleo norte-americana (a nossa oligarquia dos usineiros é fichinha). São o tipo da coisa que “adianta falar”. Assim como adiantava falar em Desarmamento no Brasil, mas quase não adianta falar em dar educação e blá-blá-blá porque o resultado virá de um processo muito muito mais longo e difícil, mesmo sendo algo essencial.

Sobre o assunto do Irã repasso aqui os links que o Giovani me mandou:
http://resistir.info/financas/brown_10nov07_p.html
http://resistir.info/energia/bolsa_petrov.html
o primeiro é um artigo da norte-americana Ellen Brown e o segundo, do economista Krassimir Petrov
É um site beeem de esquerda e com visão crítica. Não te assusta se o mouse de repente te puxar para o lado esquerdo. É escrito em português do Velho Mundo, mas a maioria das idéias são bem atuais.

Poderia citar agora a obra do pacifista Jonh Lennon (Give to Peace a Chance, Imagine e até aquela música natalina dele), que pra nossa tristeza foi assassinado por um desses covardes que tentou lhe usurpar a fama.
Mas aí vai “aquela canção do Roberto” Todos Estão Surdos, que é brasileiro e cristão, sua melhor obra são as músicas cristãs já que esta é a maior data cristã :


Desde o começo do mundo
Que o homem sonha com a paz
Ela está dentro dele mesmo
Ele tem a paz e não sabe
É só fechar os olhos e olhar pra dentro de si mesmo
Tanta gente se esqueceu
Que a verdade não mudou
Quando a paz foi ensinada
Pouca gente escutou
.
Meu Amigo volte logo
Venha ensinar meu povo
O amor é importante
Vem dizer tudo de novo*
.
Outro dia, um cabeludo falou:
"Não importam os motivos da guerra
A paz ainda é mais importante que eles."
Esta frase vive nos cabelos encaracolados
Das cucas maravilhosas
Mas se perdeu no labirinto
Dos pensamentos poluídos pela falta de amor.
Muita gente não ouviu porque não quis ouvir
Eles estão surdos!
Tanta gente se esqueceu
Que o amor só traz o bem
Que a covardia é surda
E só ouve o que convém
*
Um dia o ar se encheu de amor
E em todo o seu esplendor as vozes cantaram.
Seu canto ecoou pelos campos
Subiu as montanhas e chegou ao universo
E uma estrela brilhou mostrando o caminho
“Glória a Deus nas alturas
E paz na Terra aos homens de boa vontade”
Tanta gente se afastou
Do caminho que é de luz
Pouca gente se lembrou
Da mensagem que há na cruz
*

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

falando de flores e arame farpado...

Lembras do motivo alegado pros EUA transformarem o Iraque no inferno que é hoje? ...como se precisassem alegar alguma coisa...E dos relatórios forjados sobre “armas de destruição em massa”? Agora tá a mesma conversa pra boi dormir e pra gente morrer desta vez contra o Irã. Mas agora nem os tais relatórios dão suporte ao bafo ensandecido dessa besta com a cara do George Bush.

Esse negócio de dente por olho é a maior estupidez que há. Mas pensando como pensaria algum trouxa iludido pelo discurso cínico de prevenir “armas de destruição em massa”, o maior perigo do mundo são mesmo os Stêites de Bush e seus comparsas.
São a maior potência militar disparada (fazem questão de mostrar), nunca param de desenvolver e aprimorar sua máquina assassina e estão sempre ameaçando ou massacrando algum povo (inclusive seu exército de imigrantes enviados ao fronte) que esteja no caminho da contabilidade dos lucros seus e da Morte. Até hoje o único país que se revelou capaz de detonar bombas atômicas pra matar foi qual? os EUA!
Ataque preventivo neles! segundo essa lógica dos infernos.
Suas doutrinas e ações sempre mostraram que quando seus interesses são frustrados não existem acordos ou boa convivência com seus vizinhos de Planeta Terra.
As alternativas contra as bombas norte-americanas são poder ser explorado de alguma forma – pagando caro e vendendo barato seja lá o que for – ou já possuir de fato armas de destruição em massa! Apenas por isto é que a Rússia ainda existe.

Mas quem vai impedir aqueles que estão montados nas ogivas explosivas e nucleares de continuar matando e destruindo vidas? Não há como outro país declarar guerra ou reluzir uma arma contra esse inimigo.
Restam os terroristas...


Mesmo assim o Terrorismo, como a guerra, só é “legítimo” na defesa da nação contra uma força invasora, que é o que acontece hoje no Iraque. Nesse sentido até concordo que o terrorismo seja considerada “a arma do oprimido”.
Mas como ensinou Ghandi, a grande alma, essa via dolorosa não é nem precisa ser o único caminho. Não tem de ser inevitável!
Nem é preciso saber quem foi Ghandi ou ter uma grande alma: pode-se confiar no bom senso e no senso de autopreservação e na preservação do seu povo. Resistência pacífica. ...Manter o sangue e vida no corpo e a ternura na vida.

Se “a violência não deve ser monopólio do opressor mas pode e deve ser usada contra ele quando possível” como queria Che, a conseqüência do êxito é que raramente a violência vai embora junto com o opressor. Ela permanece. Oprime. Continua em ação como uma pesada engrenagem posta em movimento.

O terrorismo do Oriente Médio, entretanto, dificilmente é motivado por ideais de liberdade. Sei que é incrível, mas até interesses de poder podem ser desconsiderados. Uma Cultura opressora e onde a juventude tem poucas perspectivas é um prato cheio de mentes pra outras doenças sociais como aquela rotina de explodir um monte de gente junto consigo próprio. A maior diferença entre esses jovens-bomba no Oriente Médio e os jovens-assassinos-suicidas nos EUA em busca de atenção é que lá nas arábias eles têm vários supostos “motivos nobres” pra exercer a sua covardia egocêntrica: fé – que por si não é virtude nenhuma –, coragem e, de lambuja, solidariedade – por esta falsa luta pela liberdade do seu povo...
Ufa! Não é fácil falar de pacifismo...
.

cawboy entregando pessoalmente a bomba
em Dr. Fantástico (Dr. Strangelove) de Kubrik

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

coloradismo

Não leva a sério esta postagem. Ela é sobre futebol.

Nunca esqueço a roubalheira que nos fizeram em 2005!
Nos roubaram pontos decisivos no campeonato, bem como o jogo de 6 pontos contra o Curíntia.
O resultado tornou o Inter o Campeão Moral daquele ano. Mas isso é pouco pra quem mereceu o título que nos fôra usurpado(essa foi forte!)

Nesta última rodada do Brasileirão 2007 o time paulista dependia de uma vitória do Inter contra o Goiás caso perdesse do Grêmio pra não ser rebaixado à Segundona.

Toda a torcida colorada torceu entusiasmada contra o seu time querido e para seu arqui-rival vencer.
Contra a vontade da torcida sedenta de vingança os jogadores se puxaram pra vencer o jogo. Começaram ganhando e o Clemer defendeu dois pênaltes! Mas no fim, pareceu que fizeram tudo isso só pra enganar a torcida, pois pra alegria colorada o Inter perdeu o jogo de virada. Isso sim é que é “jogar pra torcida”!
Assim o Inter “de má vontade” fez sua parte perdendo o jogo. O Grêmio também ajudou um pouco empatando.

E a justiça foi feita pelos próprios pés.
Tá certo... Não foi justiça! ...mas pra uma “ação reparotória” já tá loco de bom!