domingo, 24 de junho de 2007

Vida longa ao Green Metal

O show do Obituary no Rio Grande do Sul foi cancelado.
Vale lembrar que foi uma das primeiras bandas de rock pesado a abordar a temática ecologista no idos dos anos 90. Em 94, 95 ou 6- não me lembro- lançou o disco World Demise, cuja capa era uma montagem com chaminés frabris fumacentas num clima meio apocalíptico. Nesse período, em que acompanhei a carrreira da banda, o vocalista John Tardy esbravejava a eco-fúria trash em algumas músicas.


Outra banda de rock pesado, bem mais popular nos anos 80 e 90, o Megadeth, liderado por Dave Mustaine, falava num discurso, ainda que adolescente, de geopolítica, pacifismo e também ecologia. O cenário era o final da Guerra Fria e explodia uma onda de conflitos armados sem solução em vários lugares do mundo. O desastre de Chernobyl, a poluição e destruição da natureza também eram destaque. E a "NêgaOdete" tocava hits metaleiros "antenados" como Peace Sells... But Who Is Buyng?, Countdown to Extinction, Sinphony Of Destruction e por aí vai. Em vez de falar do Diabo ou frescuras posers e outras baboseiras alguns aspectos do mundo real ganharam visibilidade e tornaram-se-se alvo da rebeldia juvenil nas sua letras e riffs.

A culpa do cancelamento do show ouvi falar que da foi neblina no aeroporto em Buenos Aires que impediu o vôo para PoA. Ou seja: foi do Bush e seus amigos canalhas que causaram o aquecimento global e seu "train of consequences" a fim de sabotar a difusão Green Metal internacianal na Terra-do-Pau-Brasil.
.




















Nenhum comentário: