quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Santos Dumont e a arquitetura comtemporânea

Já faz tempo, conheci a Casa do Santos Dumont em Petrópolis.
Como morava sozinho, ele não teve preocupação em satisfazer o gosto erudito da época. (Época em que a corte e a sede do Império ficavam no inverno no Rio e no verão em Petrópolis.) Sua casa é totalmente voltada à função, criando um próprio senso estético que entraria na moda no ano 2000. No século 19, ele já morava num loft, no melhor sentido dessa expressão.
Ele não esperava fazer escola: estava simplesmente adaptando a moradia a seu modo de vida que não era nada convencional! Mas mesmo sem o reconhecimento que merece a casa é uma jóia!
A disposição é extremamente racional e harmoniosa.
Mas não esperem encontrar uma casa com platibanda e telhado escondido. A inclinação do telhado do chalé (sim, a casa é um chalé), apropriado para o ‘clima’ de Petrópolis, e o terreno numa escarpa parecem apontar as tendências aeronautas do criador. No topo ainda há um mastro acentuando essa idéia e o patriotismo do morador.
Sua tecnologia é eficiente sem precisar ser virtuosa.
Inventou a escada de degraus cortados intercalados para vencer desníveis acentuados; chuveiro com misturador. A casa só não saía voando porque o avião ele já tava inventando.

A casa virou museu e pode ser visitada.

Um comentário:

Lucas disse...

ae n tá afim de entrar no http://ppppocket.blogspot.com/ ?
o esquema é de só postar imagens/fotos

sem texto
sem nada

a gente se fala por msn

abraço