terça-feira, 26 de agosto de 2008

Medalha!Medalha!Medalha!

É engraçado ver meus compatriotas culpando o governo pela relativa falta de medalhas. O esporte é pras pessoas serem ser felizes! E não pra juntar medalhinhas. Mas fato é que os melhores resultados vierem dos esportes que interessam, os mais praticados e os coletivos.
Minha sugestão: venda casada de patrocínio: se a Nike quiser faturar (e quer!) com a imagem da
seleção de futebol masculino, tem que patrocinar os outros esportes também!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Santos Dumont e a arquitetura comtemporânea

Já faz tempo, conheci a Casa do Santos Dumont em Petrópolis.
Como morava sozinho, ele não teve preocupação em satisfazer o gosto erudito da época. (Época em que a corte e a sede do Império ficavam no inverno no Rio e no verão em Petrópolis.) Sua casa é totalmente voltada à função, criando um próprio senso estético que entraria na moda no ano 2000. No século 19, ele já morava num loft, no melhor sentido dessa expressão.
Ele não esperava fazer escola: estava simplesmente adaptando a moradia a seu modo de vida que não era nada convencional! Mas mesmo sem o reconhecimento que merece a casa é uma jóia!
A disposição é extremamente racional e harmoniosa.
Mas não esperem encontrar uma casa com platibanda e telhado escondido. A inclinação do telhado do chalé (sim, a casa é um chalé), apropriado para o ‘clima’ de Petrópolis, e o terreno numa escarpa parecem apontar as tendências aeronautas do criador. No topo ainda há um mastro acentuando essa idéia e o patriotismo do morador.
Sua tecnologia é eficiente sem precisar ser virtuosa.
Inventou a escada de degraus cortados intercalados para vencer desníveis acentuados; chuveiro com misturador. A casa só não saía voando porque o avião ele já tava inventando.

A casa virou museu e pode ser visitada.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Conjunção astral e o chiclete mastigado

O Google Earth também tem a opção de “olhar pra cima“. Dá pra apreender a localizar constelações e estrelas. É bem completão. É um mapa vetorial e cheio de fotos verdadeiras sem o clarão da Lua Cheia “pra estorvar”. Mas ela está lá, junto com o Sol (desligado da tomada) e os palnetas, sendo possivel visualizar seu movimento sobre o fundão estrelado. Tem também informações sobre os eventos astronômicos recentes. E já me juraram que viram um piá fantasiado de príncipe num planetinha com nome de número.
Vida longa para o Houbble!!

E nem precisa falar que quem apontar a luneta, digo o mouse pra Terra, mais especificamente pro “Torrão amado” de Santa Maria, não vai mais se decepcionar com aquela imagem de chiclete mastigado que tinha antes. Agora da até pra ver a vizinha tomando banho de Sol.
Claro que também tem utilidades mais práticas como a Lari fala no blog dela, mas por enquanto vou continuar procurando todas as bolas e frizbies que já perdi jogando pro telhado....